O mercado de motocicletas no Brasil está em franca expansão, com um aumento notável nas vendas no primeiro semestre de 2024. Dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que as vendas tiveram um aumento de 19,7% entre janeiro e junho, em relação ao mesmo período do ano passado. Essa busca crescente no mercado de motos acompanha a movimentação das montadoras, com as marcas investindo ainda mais em produção e tecnologia.
Robério Pires, Diretor da Umuarama Concessionárias, conta que no primeiro semestre do ano as vendas de motos nas concessionárias do grupo aumentaram 53% em comparação com o mesmo período do ano passado e explica que a evolução das marcas, aliada às condições e preços diferenciados, tem atraído clientes. “O mercado cresceu e o número de lançamentos acompanhou esse processo, trazendo também condições especiais até mesmo para segmentos que antes não se via muito, como por exemplo, o mercado de luxo. Como recorte, o mercado premium Harley Davidson tem hoje motos com descontos e taxa zero e isso tem proporcionado ainda mais crescimento”, avalia Robério.
O motivo da preferência dos clientes por motos está mudando. A economia e agilidade deixou de ser o principal critério e a busca por um estilo de vida tem ganhado espaço na hora da escolha pelas motocicletas. O engenheiro agrônomo, Júlio Pirret, conta que decidiu investir em uma nova moto como uma opção de lazer. “Escolhi um modelo para conseguir aproveitar os momentos de descanso e curtir com a família. A ideia é distrair e tirar a tensão do dia a dia”, conta Júlio.
Robério observa que o desejo em viver novas experiências também contribui para um crescente mercado consumidor. “As pessoas estão cada vez mais interessadas em ter um produto premium na sua garagem, que facilite a locomoção, mas empregue performance. É um estilo de vida que se alinha a interesses como desfrutar de aventuras ao ar livre, curtir a estrada e viver novas experiências”, conclui o diretor.
Deixe um comentário